sábado, 12 de julho de 2008

VISTO PARA OS EUA

Visto para os EUA: novos critérios para obtenção de visto

A Embaixada dos EUA no Brasil anunciou mudanças nos critérios para obtenção do visto por cidadãos brasileiros. As mudanças, que passam a vigorar a partir de 07 de Março de 2005, dizem respeito principalmente à necessidade de entrevista para obter o visto. Algumas categorias que antes eram isentas, passam a ter obrigatoriedade de entrevista.

A partir de 1º de Setembro de 2004, os solicitantes de vistos F, J e M1, usando os documentos I-20 ou DS2019 deverão, por ordem do governo americano, efetuar o pagamento de uma taxa adicional por conta dos serviços de inscrição no SEVIS, antes da entrevista para a solicitação do visto. A taxa SEVIS é cobrada para que o governo americano possa manter informações sobre estudantes internacionais bem como visitantes de intercâmbio residindo no país.

Devido ao aumento de cerca de 40% dos pedidos de vistos para os EUA em 2005, o consulado geral americano em São Paulo está adotando uma série de medidas para facilitar o processo. O aumento da demanda gerou uma espera de dois meses para o agendamento da entrevista que permite a emissão do visto.

Vistos emergenciais
Foi criado um serviço de emergência (Hotline) para as pessoas que viajam a negócios ou para tratamento médico. Por meio desse serviço, os solicitantes de vistos poderão ser atendidos em duas semanas após o recebimento de suas informações via fax. Atualmente, estão sendo recebidas 75 solicitações do tipo por dia. Os interessados podem enviar seus pedidos pelo e-mail visasaopaulo@state.gov ou pelo fax (11) 5186-7199.

Vistos de negócios
Em janeiro de 2006, será inaugurado o Programa Plus de Vistos de Negócios, que tem como objetivo facilitar as viagens de negócios, dispensando os solicitantes de visto de negócios tanto da entrevista como de agendar atendimento para a renovação desse tipo de visto.

Pedidos de vistos para empresários com visto de negócios válido em passaporte expirado ou com visto que expirou no último ano serão aceitos pelo Consulado em horário específico sem agendamento. Os solicitantes submeterão seus pedidos e farão a identificação digital no mesmo dia. Em 72 horas, os vistos serão processados e os passaportes estarão prontos para ser retirados ou enviados pelo correio.

Continuará a ser oferecido o Programa de Vistos de Negócios para empresários que não tenham vistos anteriores, mas que sejam funcionários de empresas cadastradas. As empresas cadastradas agora podem fazer o agendamento de seus funcionários, com antecedência, através de um processo separado.

Número de entrevistas
Segundo o consulado, o número de entrevistas passou de 500 por dia, número registrado nesta mesma época em 2004, para cerca de 850 a 1 mil em 2005. O setor consular funcionou excepcionalmente em dois sábados para atender pedidos de vistos de estudantes e participantes de intercâmbios.

Cambistas
Devido ao fato de que algumas datas para entrevista estavam sendo preenchidas por solicitantes "fantasmas", ou cambistas, que pretendiam vender os horários, o consulado informa que desenvolveu um programa que só permite agendamentos legítimos.

A valorização do Real em relação ao Dólar, o fim da validade dos vistos com duração de 10 anos, que começaram a ser emitidos em 1995, e o fim da relutância em viajar para os EUA devido aos ataques terroristas de 11 de setembro são apontados como as causas para o aumento do pedidos de vistos.

Isentos de entrevista

Confira os residentes brasileiros que não precisam requerer entrevista para o visto de não-imigrante:

solicitantes com 80 anos de idade ou mais;
solicitantes a vistos diplomático ou oficial, autoridades governamentais e funcionários de organizações internacionais que viajam em missão oficial;
requerentes com passaportes diplomáticos requerendo vistos em outras categorias podem solicitar o visto sem agendar uma entrevista, mas devem comparecer ao Consulado ou Embaixada para identificação biométrica.
Necessitam de entrevista

Todos os demais solicitantes necessitam agendar entrevista para a concessão do visto. Além disso, categorias que antes eram isentas e a partir de hoje têm entrevista obrigatória são:

solicitantes que previamente já receberam um visto se: (a) o visto anterior for da mesma categoria que o visto requerido, (b) o visto anterior ainda estiver válido ou expirado há no máximo 12 meses e (c) o requerente for residente brasileiro; Ou o solicitante é Brasileiro e reside nos Estados Unidos e está renovando seu visto de trabalho temporário, jornalismo, financeiro ou de investidor.
requerentes com passaportes oficiais que estiverem solicitando vistos em outras categorias (visto de turismo);
solicitantes de visto dos tipos A-3, C-3 e G-5 (empregados domésticos de diplomatas ou portadores de vistos oficiais).
requerentes menores de 14 anos

Agora o agendamento da entrevista também pode ser feito pela internet, após o pagamento de uma taxa de R$ 38, que também pode ser efetuado pela web. Para obter mais informações ou agendar entrevista, visite o site www.visto-eua.com.br, ou ligue para 0300-313-0800 ou 0(xx-21) 3416-6501. E para agendamento de vistos de emergenciais e de negócios ligue para 011 - 5186-7199 ou pelo e-mail visasaopaulo@state.gov

Nenhum comentário: